sábado, 30 de maio de 2009

Villa-Lobos
Heitor Villa-Lobos nasceu no dia 5 de março de 1887 no Rio de Janeiro, onde morreu em 17 de novembro de 1959, foi um compositor brasileiro conhecido por unir a música com sons naturais. Seu pai lhe ensinara a tocar violoncelo e, sozinho, aprendeu a tocar violão na adolescência.
Suas obras tinham aspecto da escrita européia, utilizava eventos indígenas, cantigas e sambas.
Em 1903, Costumava juntar-se aos grupos de choro, tocando violão em festas e em serenatas.
Passou longas temporadas na França, com a ajuda financeira da família Guinle. Ao voltar ao Brasil, participou de um programa de educação musical do governo de Getúlio Vargas.
Após viagens pelo Brasil, no final da década de 1910, ingressou no Instituto Nacional de Música, mas não concluiu o curso.
Em 1915, Villa-Lobos realizou o primeiro concerto com suas composições.
Participou da semana de Arte Moderna de 1922, onde entrou no palco calçado em um pé de sapato e o outro de sandália, foi vaiado. Apresentou, dentre outras obras, as Danças características africanas. Em 1923, Villa-Lobos viajou para Paris e suas apresentações fizeram sucesso.
Obras mais famosas:
- Bachianas brasileiras; Choros; doze Sinfonias, Óperas e coral. Fez peças para cinema e as mais importantes foram O Descubrimento do Brasil e a Floresta do Amazonas.
Morreu de câncer de Bexiga, pois era amante de charutos.










Aqui é o próprio Heitor Villa-Lobos.






Obras de Villa-Lobos
















Nenhum comentário:

Postar um comentário